Do que você precisa?



Você sabia que espalhado por todo o livro de João podemos encontrar pelo menos 23 referências relacionadas ao Senhor como o “Eu Sou”? Nesse evangelho, Cristo foi apresentado como aquele que pode satisfazer todas as necessidades humanas. Para todas as necessidades que o homem tem, Cristo responde, simplesmente: “Eu Sou”. A seguir, apresentaremos as sete vezes em que o Senhor Jesus adicionou à expressão “Eu Sou” sete maravilhosas metáforas. Uma metáfora é uma figura de estilo usada para fazer uma comparação entre dois elementos.

O Senhor Jesus disse:
“Eu Sou o pão da vida” (6:35, 41, 48, 51). Quantas vezes você já não se sentiu faminto, como se algo faltasse em seu interior!? Para essa carência o Senhor, todos os dias, nos aguarda com o pão que satisfaz, que quando comemos nos sentimos completos e realizados. O Senhor se põe a cada manhã diante do homem dizendo: “Eu Sou  pão da vida”.

“Eu Sou a Luz do mundo” (8:12). É comum fazermos a nós mesmos perguntas como: “O que somos?”, “O que nos falta?” ou “Eu estou errado?”. São muitas as indagações que fazemos durante o dia indicando que nos falta luz. Lembre-se sempre em buscar o Senhor para ser iluminado. Embora Ele saiba tudo sobre nós, Ele nunca nos condena, pelo contrário, nos ilumina com a luz da vida (João 4;8).

“Eu Sou a porta das ovelhas” (10:7,9). Há três coisas com relação às ovelhas: elas são frágeis, há um perigoso predador atrás delas e precisam de um pasto. O Senhor Jesus é a porta por onde a ovelha passa, dando a ela segurança e rico suprimento para alimentar-se. Jesus é a porta das ovelhas.

“Eu Sou o Bom Pastor” (10:11,14). Além de comida, as ovelhas precisam de condução. Jesus é o pastor que com seu cajado sempre nos guia para um lugar seguro e farto de comida e água.

“Eu Sou a ressurreição e a vida” (11:25). Nada é mais perturbador para o homem do que a morte. Ele teme adoecer e depois morrer, Jesus venceu tudo isso porque é a ressurreição e a vida.

“Eu sou o caminho, a verdade e vida” (14:6). Como é difícil escolher a doutrina certa para seguir, a pessoa certa para amar e se todo o ensinamento que os grades líderes religiosos disseram vão nos levar para a vida! Em meio a toda a confusão, o Senhor Jesus surge dizendo: “Eu sou o caminho”.

“Eu Sou a videira verdadeira” (15:1,5). O fruto da videira é o vinho e numa festa sempre há vinho que alegra os convidados. Quando a bebida  (o vinho) acaba a festa também acaba. Jesus é a videira verdadeira. Nele sempre teremos nossas talhas repletas de vinho que nos traz alegria permanente. Além disso, o Senhor Jesus como videira e, nós, como seus ramos, estaremos ligados a Ele organicamente para todo o sempre.

Aleluia! Jesus é o grande  “Eu Sou”. 

JORNAL ÁRVORE DA VIDA

Pesquisar este blog