Como ler a Bíblia


Um cristão precisa orar; precisa também ler a Bíblia. A oração é comparada à respiração, e a leitura da Bíblia, ao comer. Ambos devem ser praticados diariamente.

I. A ORIGEM DA BÍBLIA

1. “Toda Escritura é soprada por Deus” (2 Tm 3:16 – lit.).
A origem da Bíblia é Deus. Foi Deus quem soprou Suas palavras de revelação por meio do Seu Espírito para dentro e de dentro dos autores das escrituras. O que foi soprado não foram somente palavras, mas também Espírito.

2. “Homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1:21)
A Bíblia é o Sopro de Deus. Por meio do Seu Espírito, Deus soprou sua palavra para dentro e de dentro dos homens que, conduzidos pelo Espírito Santo, falaram a palavra de Deus. Portanto, a Bíblia é proveniente de Deus e foi escrita por alguns santos do Antigo Testamento, como os profetas, os líderes e os reis entre os israelitas, e também por vários santos do Novo Testamento: os apóstolos e outros, como Marcos e Lucas.

II. O CONTEÚDO DA BÍBLIA

O conteúdo da Bíblia é tanto extensivo como inclusivo; os dois aspectos principais desse conteúdo são verdade e vida. A verdade traz-nos a revelação e o conhecimento de todas as realidades do universo, tais como a realidade de Deus, a realidade do homem, e realidade de todas as coisas da era presente, da vindoura e da eterna, especialmente a realidade do Cristo designado por Deus e da igreja gerada por ele. Vida é Deus vindo para ser nossa vida, fazendo com que sejamos regenerados, cresçamos, sejamos transformados e conformados à imagem de Cristo, que expressa Deus, a fim de tornar-nos sua expressão.

1. “A tua palavra é a verdade” (Jo 17:17).
Aqui o Senhor Jesus indica que a Palavra do Deus Pai na Bíblia é a verdade; ela nos revela a realidade do próprio Deus e do Seu plano, para que creiamos e O recebamos.

2. “Dizei ao povo todas as palavras desta vida” (At 5:20)
Esse versículo mostra-nos o que o anjo falou a Pedro, ordenado-lhe que pregasse as palavras de vida, que são as palavras da Bíblia pregadas pelos apóstolos. Visto que as palavras contêm vida, elas podem suprir vida, e essa vida é o próprio Deus. Isso prova que o conteúdo principal da Bíblia não é somente a verdade, como também vida divina.

III. A FUNÇÃO DA BÍBLIA

1. “As escrituras (…) são elas mesma que testificam de mim” (Jo 5:39)
A primeira função da Bíblia é testificar de Cristo. Cristo é o tema e o conteúdo da Bíblia, e a Bíblia é a explicação e a expressão de Cristo. Cristo é a Palavra viva de Deus, e a Bíblia é Sua palavra escrita. Cristo, a Palavra viva, é a realidade. Sem Ele, as palavras escritas da Bíblia não passam de doutrinas vazias e letras vãs. Todavia, sem as palavras escrita da Bíblia como Sua expressão, Cristo, a Palavra viva, seria abstrato e intocável. Portanto, para conhecer Cristo devemos ler a Bíblia.

2. “As sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”
( Tm 3:15)
Por um lado, a Bíblia testifica de Cristo; por outro, torna-nos sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus, revelando-nos o método da salvação de Deus em Cristo e o caminho da salvação do homem pela fé, para que saibamos como ser salvos.

3. “Fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pe 1:23)
A palavra viva de Deus, na Bíblia, é a semente da vida que nos capacita a obter a vida de Deus para sermos regenerados.

4. “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação” (1 Pe 2:2)
“O leite espiritual” refere-se à Palavra de Deus que se torna o leite que alimenta. Para as crianças espirituais, recém-regeneradas, a Bíblia é o leite nutritivo que as faz crescer.

5. “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4)
Pelo contexto, as palavras que saem da boca de Deus se referem às palavras de Deus na Bíblia. Tais palavras não são apenas nosso leite espiritual, mas também nosso alimento espiritual, que nos nutre a fim de nos fazer crescer e amadurecer.

6. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl 119:105)
a palavra de Deus na Bíblia não somente ilumina nosso coração e espírito, interiormente, para nos dar sabedoria e revelação, como também ilumina nosso passos e caminhos, exteriormente, para que não nos percamos.

7. “Toda Escritura (…) é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitados para toda boa obra” (2 Tm 3:16-17).
As palavras da Bíblia têm funções variadas: ensinar, repreender, corrigir e educar as pessoas na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e completamente habilitado para toda boa obra.
Além das várias funções mencionadas acima, há muitas outras funções da Bíblia não enumeradas aqui.

IV. A PRECIOSIDADE E A DOÇURA DA BÍBLIA

“Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata” (Sl 119:72)
“São mais desejáveis do que o ouro, mais do que muito ouro depurado e são mais doces do que o mel” (Sl 19:10).
Esses versículos revelam a preciosidade da palavra de Deus na Bíblia, pela qual o nosso desejo é continuamente despertado. Revelam também a doçura e amabilidade da palavra de Deus.

V. COMO LER A BÍBLIA

“Tomai também (…) a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito” (Ef 6:17-18)
Aqui, é-nos dito que recebemos a palavra de Deus orando no espírito. Isso revela que também precisamos usar o espírito quando lemos e recebemos a palavra de Deus. Isso se faz, sem dúvida, pela oração. Portanto, ao ler a Bíblia, depois de termos compreendido o significado do texto, devemos usar o espírito, mediante oração, a fim de receber as verdades da Escritura para a parte mais interior do nosso ser, o nosso espírito.

(Folheto – Ler a Bíblia – Editora Árvore da Vida)
(COPIEI  DE UM SITE DESATUALIZADO)


Pesquisar este blog