Como está o seu CORAÇÃO?

Sua importância

Sem dúvida, o coração constitui-se num tema de vital importância. Algumas pessoas,por mais saudáveis
que pareçam, sentem-se desconfortáveis quando, mesmo por rotina, precisam fazer uma visita ao médico. Sempre existe o temor latente de que algo esteja errado com o coração. Evidentemente que não é sem motivo, pois sabe-se que um terço das mortes conhecidas tem relação com o coração. Qualquer estudante percebe que a saúde do homem está intimamente ligada à condição do coração. Assim, toda alteração que sentimos, seja uma dor no peito ou falta de ar, leva-nos imediatamente a considerar se temos ou não algum problema. A procura de um médico é sinal de prudência.


O coração interior

O interessante nessa questão é que, normalmente, as prescrições médicas envolvem, além dos remédios, algo do tipo: “Caro amigo, você deve evitar emocionar-se.” Podemos notar que tanto a cultura, como a filosofia, a ética ou a religião, todas apontam para uma íntima relação da saúde física com o desempenho das funções interiores do homem. Em suma, se nossa condição psicológica é satisfatória, em princípio as funções biológicas são beneficiadas; se o nosso homem interior está bem,o exterior o acompanha.Assim podemos concluir que, se nosso coração físico é importante, vital e complexo,o psicológico, então, deve ser de muito maior importância.Portanto, os nossos sentimentos devem ser cuidadosamente estudados, pois eles, com certeza, podem oferecer-nos boas indicações sobre nossa saúde interior. Porém, quem poderia interpretá-los?

Sua investigação

A investigação do “coração” do homem tem sua história. Muitas teorias foram concebidas, mas não é tão simples apontar quem realmente estaria credenciado para apresentar algo consistente e confiável a esse respeito. A psicologia tem se ocupado com essa questão. Quando o assunto torna-se complexo, a psiquiatria tenta explicá-Io. Entretanto, o homem parece ser muito complicado e, em muitos casos, sua situação parece cada vez mais longe de uma solução definitiva. Para tentar melhorar o quadro, se fizéssemos uma correlação ou uma analogia, talvez a solução pudesse ser melhor encaminhada. Por exemplo, se temos uma máquina com problemas e os mecânicos não conseguem resolvê-los, a quem recorremos? Ao inventor, ou ao criador; essa nos parece a melhor opção. Logo, os problemas do “coração” do homem devem ser levados ao seu “inventor” ou “criador”. Com certeza, ele saberá diagnosticar suas causas e aplicar a melhor solução.


Seu tratamento

Assim, se o nosso “coração” anda triste, se a angústia bate à porta, se a vitória não mantém seu sabor, se o sorriso se demora, ou não encontramos sentido para viver, cuidado! o “coração” precisa de tratamento. Não sejamos tardios! o “Criador” saberá como nos ajudar.  Que todos nós possamos procurá-Lo o mais rápido possível!”Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno” (Isaías 44:24). “E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (João 2:25). “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (Salmo 139:23). “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).
(Extraído folheto de evangelização Árvore da Vida.)

DEUS abençoe seu coração;que seja limpo e puro!!!

Pesquisar este blog