O Imensurável Amor de CRISTO.


 Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

E assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus (Ef 3:17-19).



Efésios 3 nos mostra outra oração do apóstolo Paulo: “Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (vs. 14-18).
Essa oração é para que conheçamos o ilimitado amor de Cristo, que excede todo entendimento, e desfrutemos suas medidas imensuráveis: largura, comprimento, altura e profundidade (vs. 17-18). Quem consegue dizer qual é a extensão do comprimento? Quem pode afirmar qual é a dimensão da largura? Ou ainda a medida da altura e a proporção da profundidade? Por isso o amor de Cristo excede todo o entendimento (v. 19).

Graças ao Senhor! Embora Seu amor seja imensurável e exceda todo o conhecimento, podemos desfrutá-lo com todos os irmãos (v. 18). E não apenas isso, podemos ser tomados de toda a plenitude de Deus, isto é, podemos ser enchidos de Deus (v. 19). No versículo 20 lemos: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. Mesmo que não consigamos pedir tudo quando o Senhor tem para nós, nem sejamos capazes de pensar em tudo o que Ele nos quer dispensar, Ele é poderoso para fazer infinitamente mais.
Assim vemos que as bênçãos espirituais que desfrutamos por meio do dispensar de Deus a nós, tais como a escolha e predestinação do Pai, a redenção e o encabeçar do Filho e o selar e o penhor do Espírito, mencionados no capítulo um, tornam-se nossa experiência por meio do amor no capítulo três. Igualmente a salvação descrita no capítulo dois tem por objetivo que conheçamos, experimentemos e desfrutemos esse ilimitado amor mencionado no capítulo três, até que sejamos tomados, isto é, enchidos completamente da plenitude de Deus. Não éramos dignos de Seu amor, mas Ele quis dá-lo a nós. É esse amor que devemos viver na igreja. Individualmente jamais poderemos conhecê-lo ou prová-lo, mas com todos os santos esse amor é nossa porção. Aleluia!

Alimento Diário

Bom desfrute!

Pesquisar este blog