Os perigos do lado bom da alma

Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?
Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido,... (Salmos 2:1,2)

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.
Colossenses 2:20-23

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” 
(Colossenses 1:13-14)


          O livro de Colossenses nos adverte do perigo de praticar ordenanças, doutrinas e preceitos dos homens (Cl 2:20-23) sem estar ligado a Cristo. Cuidado com isso! Podemos servir ao Senhor enganando a nós mesmos. Por isso não confiemos em nossa capacidade, autocontrole, bondade ou mansidão. Devemos confiar na palavra do Senhor e imergir nela. Vamos praticar a palavra profética, pois dessa maneira seremos transferidos da esfera terrena para a celestial.
         Quando apresentamos a líderes cristãos o livro “Os perigos do lado bom da alma”, eles dizem: “Nunca pensei que, no lado bom da alma, pudesse haver problemas”. O lado bom da alma pode estar dentro da esfera da vaidade, pois sem Cristo tudo é vaidade. Precisamos de uma transferência de esfera. Não é uma transferência de conduta, pois não se trata de uma mudança de comportamento. Muitos de nós temos comportamentos bons e condutas louváveis, mas isso ainda pode estar na esfera da falsidade. Da mesma maneira, os líderes das igrejas podem usar sua capacidade para servir os irmãos com conhecimento bíblico, eloquência ou com seu carisma. Tudo isso pode ser muito prejudicial à obra de Deus se estiver na esfera da falsidade. Só Cristo é a verdade e a realidade. A única solução é mergulhar na palavra da verdade e permitir que Deus nos encha com a realidade divina.
         Deus quer a transferência de esfera: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Cl 1:13-14). A palavra “transportou” é a chave. Vamos chamar Cristo para fazer a mudança? Faça uma ligação para o “Disque-mudança”, orando: “Ó Senhor Jesus, socorre-me, pois tenho confiado demais em minha bondade. Ainda confio muito em minha mansidão e autocontrole. Eu mantive uma fachada linda de bom casal, boa família, mas não estou aguentando mais. Envia o ‘caminhão de mudança’!”. Caro leitor, orando assim, pode ter certeza de que o Senhor vai imediatamente “estacionar” o caminhão de mudança em sua frente. O caminhão é a palavra da verdade, o veículo que faz o transporte. Vamos mudar de reino!
        O pré-requisito para se fazer essa mudança é a redenção de Cristo, conforme lemos: “No qual temos a redenção, a remissão dos pecados”. Se não tivesse acontecido a remissão dos pecados pela redenção, isto é, se Cristo não tivesse morrido por nós, e se nós não tivéssemos crido Nele, não estaríamos aptos para realizar essa mudança de esfera. Mas hoje temos a qualificação.
Podemos dizer: “Senhor Jesus, eu fui redimido por Teu sangue precioso, creio em Tua obra redentora. Creio que Deus Te ressuscitou dentre os mortos. Confesso com minha boca que, daqui para a frente, Cristo é meu Senhor. Não sou mais dono de mim mesmo, mas o Senhor é quem me governa, pois Tu és minha cabeça. Não quero mais enganar-me com minha falsa humildade, o culto de mim mesmo, com autoelogios, achando que estou muito bem. Não quero enganar-me mais! Preciso ser transportado!”. Louvado seja o Senhor!
       Quando Lúcifer se desconectou de Deus, que é a própria realidade do universo, ele se desconectou da luz, pois Deus é luz. Por isso Satanás fundou o império das trevas. Ele é mentiroso e fundou o império da mentira, porque Deus é a verdade. Ele fundou o reino da injustiça porque Deus é justiça e santidade. Por isso o reino de Satanás é um reino de trevas, cheio de inveja e ódio. Se ainda temos inveja de alguém ou de algo, saibamos que quem colocou isso em nosso coração foi o diabo. Ele teve inveja de Cristo, pois queria o lugar Dele. Lúcifer queria que Deus o elegesse para ser o centro conector de Sua obra, mas Deus não o chamou. Deus escolheu Seu Filho, Jesus Cristo.
        Satanás é invejoso, e, a partir da inveja, surge o ódio. Ele tem ódio de Deus e de Cristo e suscita ódio no coração dos reis e príncipes da terra, que, enfurecidos, se voltam contra Deus e contra Seu Príncipe, contra Seu Ungido (Sl 2:2). O diabo quer romper qualquer ligação que as pessoas tenham com Deus e com Sua Palavra. Deus já havia escolhido Cristo, pois é Ele o centro conector da obra de Deus. O Senhor Jesus é o elo entre o Criador e a criação. Quando se desconectou de Deus, o homem passou a viver no reino das trevas. Portanto não é suficiente apenas uma mudança de comportamento, mas Deus quer transferir o homem, por meio da redenção, para o reino de Cristo, que é o reino de luz, amor, justiça, santidade e verdade. Amém!

ALIMENTO DIÁRIO
Cristo, o centro conector da obra de Deus
Vol. 3 - Vinculados em amor

Pesquisar este blog