Onde está você?


O homem havia desobedecido à Palavra de Deus. Em vez de comer da árvore da vida, ele tinha participado da fonte da qual Deus disse que resultaria em morte – a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:9, 17). Fazendo isso, o homem não apenas desobedeceu a Deus; ele também tinha tomado para dentro de si o próprio elemento e natureza do pecado. O resultado foi morte espiritual, psicológica e física. Tendo em seu interior a essência do pecado (Rm 7:17, 20), o corpo do homem se tornou “a carne do pecado” (Rm 8:3). E, como filhos e herdeiros de Adão, nós também nele fomos corrompidos, tendo o pecado habitando em nosso interior (Rm 5:14, 18, 19).


Adão e Eva estavam nus antes da queda e não tinham vergonha ou temor disso. Mas, com a queda, a consciência deles foi despertada – “e, perceberam que estavam nus” (Gn 3:7). Imediatamente procuraram vestir-se com folhas de figueira e, quando ouviram a voz de Deus, correram e se esconderam cheios de vergonha e temor. E agora, assim como Adão e Eva, todos os seus descendentes também estão cheios de vergonha e temor. O pecado produz vergonha; o pecado produz temor e o pecado leva o homem a fugir da presença de Deus.

As pessoas hoje tentam cobrir sua vergonha com “folhas de figueira” de prazeres, riquezas, posição social, sucesso, drogas e álcool. Todo o tempo tentam tirar o incômodo da sua consciência. Mas, interiormente, a vergonha permanece. E lá no fundo, os temores que os importunam – o medo de outras pessoas, o medo causado pela insegurança, o medo de ser rejeitado e o medo da morte -, todos permanecem. Assim o homem faz tudo o que pode para vestir-se com “folhas de figueira” e para esconder-se da presença de Deus;  entretanto, a consciência de cada um continua a protestar. Todos os esforços que faz para desculpar a si mesmo de nada valem. A corrupção do pecado é manifestada em cada homem pelo seu sentimento de vergonha e temor.

Deus, contudo, não abandonou Adão. Ele o buscou e chamou: “Onde estás?” Acaso o Deus Todo-poderoso não sabia onde Adão estava? Certamente sabia, mas Ele fez esta pergunta a fim de que Adão também considerasse: “Onde estou? Que fiz? Por que me encontro em tal situação?” Deus queria que o próprio homem percebesse onde ele realmente estava.

Deus está fazendo a mesma pergunta a cada pessoa hoje – “Onde está você?” Estará você na vergonha e temor, tentando esconder-se da presença de Deus?

Jesus não veio ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo pudesse ser salvo por Ele (Jo 3:17).
Oh! Quão forte é o Seu desejo de limpar-nos! Somente quando nossa consciência é purificada de todo o pecado pelo sangue de Jesus é que podemos ser livres da vergonha e temor causados pelo pecado. Somente então poderemos estar em paz com Deus e o homem.
Se nunca foi lavado dos seus pecados pelo sangue de Jesus, você pode sê-ló agora! Você pode ser libertado da condenação do pecado por receber Jesus Cristo. Simplesmente abra-se em oração para receber a purificação de todo o pecado e para tomar Cristo para dentro de você como sua nova vida.
“Senhor Jesus, eu te peço que me laves dos meus pecados no Teu sangue precioso. Senhor Jesus, entra em mim e me encha contigo mesmo como vida.”
“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” 
(Rm 8:1).

Pesquisar este blog