13 de janeiro de 2017

A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA EDIFICAÇÃO


A quem Neemias chamou para fazer a obra de reedificação dos muros? Não vemos aqui nenhum pedreiro, carpinteiro ou engenheiro. Não havia nenhum especialista em construções. Para surpresa nossa, participaram sacerdotes, levitas, nobres, servos, ourives, perfumistas, mercadores, seus filhos e suas filhas (cap. 3). As pessoas menos indicadas para uma obra tão importante foram as responsáveis pela restauração dos muros. Esse quadro é muito belo!

Deus quer demonstrar aqui que todos os Seus filhos, sem exceção, especialmente os que se consideram pequenos, desprezados e incapazes, são indispensáveis e importantes na edificação de Sua igreja. A igreja não é edificada por um grupo seleto de pessoas; ela é edificada por todos os seus membros, pois todos são importantes. Todos têm participação comum nessa grande tarefa. Ao chamar-nos para Ele, Deus colocou sobre cada um de nós uma incumbência e responsabilidade a cumprir nessa edificação. Se rejeitarmos essa responsabilidade, estaremos abrindo uma brecha por onde o inimigo poderá entrar. Veja que cada um edificou a porção do muro que lhe cabia. O somatório da execução de cada parte resultou na conclusão de toda a edificação.

Nessa edificação percebemos alguns aspectos importantes. Primeiro, havia cooperação e coordenação entre todos. Há vários versículos que dizem “junto a ele” ou “ao seu lado”. Isso representa cooperação e coordenação. Segundo, havia continuidade na edificação. Várias vezes é citado “depois dele”. Na edificação da igreja não há lugar para individualismo. Fazemos tudo em coordenação e continuidade. Terceiro, cada qual edificou a porção defronte da própria casa. Isso representa a importância de dar atenção à situação espiritual de nossa casa, edificando-a na Palavra e no ensino. A edificação da igreja começa dentro de nossa própria casa, com nosso cônjuge, nossos filhos e nossas filhas. Famílias normais e fortes produzem uma igreja normal e forte. Portanto, é grande nossa responsabilidade de edificar a porção do muro “defronte de nossa casa”.

Toda a edificação foi feita num clima de unanimidade e harmonia. Todos tiveram igual participação, e todos foram responsáveis, cada um por sua porção. Para que eram os muros? Para guardar a cidade do ataque dos inimigos, a fim de preservar a unidade. Portanto, vemos que isso não é tarefa de apenas alguns irmãos que estão na liderança da igreja e da obra do Senhor, mas de todos nós. Todos nós precisamos vigiar e guardar os limites da igreja contra toda investida inimiga. Precisamos vigiar a nós mesmos (nosso falar, nossas ações e nossos pensamentos) e também guardar a igreja de todo fermento espiritual, heresias, doutrinas humanas etc. Todas essas coisas causam grande dano à igreja. Unamo-nos e reedifiquemos os muros!

(Dong Yu lan/É TEMPO DE REEDIFICAR A CASA DO SENHOR)


2 comentários:

  1. Oi querida amiga

    Hoje estava meditando no livro de Esdras que fala como Neemias sobre reedificar Jerusalem. E uma coisa me chamou atenção foi no cap 1 verso5 que fala sobre a convocação dos cabeças da familias de Judá e benjamim como tb de todos aqueles cujo espirito Deus despertou.

    Cada um com sua missao o seu chamado. Deus fala conosco, nos desperta para servi-lo e cada um seja o sacerdote como apenas um "qualquer" tem o mesmo peso diante de Deus, pois para Ele toda a obra e importante, seja o pé, seja a mão todos são partes de um corpo onde a cabeça e Ele. Que estejamos prontos e disposto pra colocar amão na massa para dizer sim quando ele nos convocar.

    Bom e isso

    Bjão pra vc querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,abençoada,Irene.
      Não é impressionante essa passagem?!!Eles ajudaram na edificação da casa do Senhor.O Espírito do Senhor os despertou e eles se puseram a fazer a obra.Eu fico impressionada com essas passagens.Você não faz ideia de como meu coração arde pelas obras que o Senhor realizava no meu do Seu povo e através do Seu povo,antigamente.Hoje, as coisas estão um pouco mudadas.Precisamos que o Senhor desperte os irmãos para trabalharem unidos na EDIFICAÇÃO DA IGREJA.A obra hoje a ser feita é em nós,membros do CORPO DE CRISTO,sua morada e habitação.Todos os membros precisam estar funcionando perfeitamente.As portas da fofoca,do julgo,do orgulho,da exaltação precisam ser fechadas para que os irmãos não sejam contaminados.

      Cada um de nós tem seu chamado e sua missão e nós não podemos enterrar nossos dons e talentos.Há lugar para todos na obra do Senhor,e aquilo que Ele comissionou a cada um precisa ser feito com muito amor e dedicação.
      Todos, juntos, unidos em um só propósito, servindo na edificação do Corpo de Cristo.

      Vamos juntas trabalhar na obra do Senhor.Vamos nos ocupar na seara do Senhor porque há muito trabalho a ser feito.

      Abraços,preciosa Irene.

      Excluir


Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog.
Vou estar sempre esperando por VOCÊ. :D
QUE O SENHOR TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

Pesquisar este blog